top of page
Buscar

mala de férias


sim, é bom fazer a mala das férias de verão!


nas últimas semanas, alguns clientes e amigos têm partilhado comigo a ansiedade que sentem ao organizar a mala das férias. engraçado, não é? um momento que representa o início de uma temporada de prazer e descanso — e que por isso devia ser vivido com gratidão, paz e alegria —, é sempre uma espécie de jogo emocional desgastante: encaixar as peças que realmente precisamos com as que achamos que vamos querer. fazer a mala não tem de ser a parte chata da viagem, mas sim a preparação feliz.


alguma vez pensou usar o método de organização de Marie Kondo?


enquanto consultora certificada KonMari™ em Portugal, partilho consigo as boas práticas ensinadas pela nossa querida mentora japonesa, de modo a usufruir delas quando fizer a mala de viagem. e diga adeus àquele terrível momento de apertar a roupa toda até o fecho finalmente chegar ao fim… e sem rebentar!


o método konmari não é apenas uma filosofia a seguir para ter uma casa arrumada. quando o abraçamos, podemos usá-lo de forma prática e simples em diversas situações da nossa vida. como, por exemplo, nas férias. é verdade que esta disciplina permite arrumar muita roupa numa mala pequena, mas o pensamento deve ser outro: reduzir, reduzir, reduzir! precisamos realmente de «muita roupa»? «does it spark joy»?


ter roupa acumulada e pouco funcional nas férias não é agradável. muito menos quando, no regresso a casa, percebemos que andámos a carregar com imensas coisas que não usámos.


praticar o método criado por Marie Kondo ao ir viajar pelo nosso maravilhoso país, ou pelo mundo, é uma mudança incrível na forma como olhamos para os pertences que estarão connosco neste período de descanso tão especial, criando logo à partida um impacto positivo. como refiro no artigo em delas.pt, também aqui encare os itens que leva na mala de viagem como se fossem pessoas especiais que vão consigo de férias. desfrutar desse momento, em vez de embalar tudo no último minuto, irá desde logo ajudá-lo a reduzir o stress da viagem. sentirá maior controlo, mais confiança e organização. para quem tem, por exemplo, medo de voar, não será uma boa ajuda?





deixo-vos os 10 passos essenciais.


1. defina o número de dias que vai estar fora, consulte as previsões meteorológicas e escolha as roupas em função disso.


2. selecione tudo o que quer levar consigo e coloque num espaço que permita ter uma visão geral do que vai levar: a cama ou o chão são excelentes opções. e agora seja realista e questione se precisa levar tudo o que selecionou. o mais importante das férias são os momentos. faça o check "does it spark joy?", para perceber se o que selecionou traz alegria. esta escolha é sempre muito pessoal, claro. recordo com carinho e alegria, por exemplo, quando fui ao programa Manhãs CM, ensinar a organizar a mala de viagem. durante a conversa com Maya e Nuno Eiró, surgiu um exemplo perfeito de como podemos, por exemplo, levar aqueles sapatos de salto alto que adoramos para sair à noite após um belo dia de praia.


3. peças versáteis e de combinações fáceis são as ideais para levar numa viagem. por exemplo, itens chiques mas igualmente confortáveis. as roupas de dia são fáceis de transformar em roupas para usar à noite com a ajuda de acessórios e alguma maquilhagem. eu costumo optar por brancos, beges e pretos e depois uma peça mais "arranjadinha", como um vestido cor de rosa. e repito roupas.


4. após a seleção, comece a agrupar os itens por categoria. roupas, produtos de beleza, sapatos, roupa interior e outros (livros, secadores, chapéus, entre outros). destine o espaço na bagagem em função de cada categoria. eu uso um trolley que me permite pôr a roupa no lado direito e os sapatos e acessórios no outro.


5. utilize o tipo de dobra praticado no método KonMari™ para optimizar o espaço e ter uma visão rápida de tudo o que leva.


6. a melhor maneira de manter os produtos e acessórios arrumados é recorrendo a bolsas. para o calçado, aconselho o mesmo. de forma geral, são itens que podem estar sujos e é a escolha ideal para não sujar o resto das peças. ficam protegidos dentro de um saco ou bolsa de tecido, preferencialmente, pois os materiais de plástico não deixam os tecidos e fibras respirarem.


7. para os itens mais pequenos, como cremes, maquilhagem e outros produtos, opte por colocar numa bolsa transparente. assim vê mais rapidamente tudo o que leva e é útil caso haja uma viagem de avião — para que esteja dentro das regras do aeroporto.


8. a roupa interior também precisa de uma bolsa. como são itens mais pequenos podem espalhar-se mais facilmente. eu pessoalmente não costumo fazê-lo, mas com roupas íntimas, muitas vezes, Marie Kondo sugere economizar espaço colocando estrategicamente as "cuequinhas" dobradas no interior das copas dos soutiens. se for um conjunto especial, até fica mais bonito e organizado!


9. organize, dentro da mala de viagem, por categoria e tipo de material. as bolsas podem ficar num lado da mala todas juntas e as roupas no lado contrário, dispostas na vertical. e, mais uma vez, não se esqueça da regra básica: levar apenas o necessário e, sobretudo, “o que desperta alegria”, como reforçado no artigo da Business Insider.


10. no final, mas não menos importante, sugiro que faça um exercício de gratidão. tudo o que está a levar cumpre um propósito: ajudar no conforto, descanso e alegria durante as férias. desta forma, está a ser consciente e a valorizar os seus pertences.


outras sugestões:


- deixe espaço livre para aquelas habituais compras de viagem, com consciência.

vista e calce, durante a viagem, as peças mais pesadas.


- lembre-se que, por norma, as malas de viagem no porão dos aviões não podem exceder os 23kg e a bagagem que levamos connosco os 10kg. use, por exemplo, o simulador da tap

e ainda...


desfazer ou deixar a roupa na mala para evitar desarrumação?


durante as férias, devemos desfazer a mala e arrumar a roupa nas gavetas? este é um método que não dita regras em relação ao número de dias que devemos manter os nossos pertences dentro ou fora das malas ou a questões mais específicas do período de férias. a decisão é feita por cada um, de forma individual, conforme a disponibilidade, vontade e o que faz sentido para cada pessoa.


o método foca-se na valorização e respeito das peças que escolhemos manter ou neste caso, levar para as férias. se é mais confortável tirar da mala ou mais prático manter durante a estadia, é uma decisão de cada um.


Desejo-lhe, do fundo do coração, umas férias bonitas!

bottom of page