top of page
Buscar

roupa interior

como organizar a roupa interior


manter a gaveta de roupa interior pode ser um verdadeiro desafio para quem não tem muito tempo nem vontade de organiza-la. podemos organizar uma ou duas vezes ao ano, mas fica sempre caótico passado umas semanas, porquê? porque devemos passar por um conjunto de etapas, se queremos organizar e manter de uma vez por todas esta gaveta organizada.






a minha sugestão e um dos principais pontos do método KonMari, do qual sou consultora certificada, é organizarmos tudo de uma vez, não o faça por momentos. dedique-se umas horas seguidas à sua gaveta da roupa interior.


trate esta categoria e todas as outras, como se as peças fossem pessoas especiais, afinal de contas são elas que nos vestem, que nos deixam confortáveis, quentinhos ou frescos.


este método é um processo de valorização do que temos e de como tratamos do que é nosso e nos faz bem.


antes de começar, certifique-se que vai fazer o processo sozinho ou sozinha. é muito importante fazer este exercício sozinho. vai tomar decisões pessoais e tem que estar concentrado. estar com um amigo ou familiar vai dificultar a decisão e muitas vezes acabam por influenciar a nossa decisão sem nos apercebermos.


aquelas peças que não usa, mas que trazem uma alegria imensa à sua vida, porque foram de um momento especial ou porque eram de alguém que traz-lhe muita alegria, aconselho a manter/criar uma caixa de itens sentimentais e não na categoria da roupa interior. porquê?


porque certas peças da nossa casa, seja roupa interior, camisolas, loiça, etc. por vezes pertencem à categoria itens sentimentais e não à categoria onde estão. Se os mantivermos na gaveta útil estão a tirar espaço para as outras peças utilizadas regularmente ficarem bem organizadas.


primeira etapa:


visualize como gostava que esta gaveta fosse. organizada? por cores? só com peças confortáveis? funcional e prática? fazermos estas questões a nós próprios antes de organizar qualquer categoria de itens que temos em casa, ajuda-nos a ter um objetivo definido e inevitavelmente facilita o processo de organização.


segunda etapa:


faça uma pilha dividida por categorias com todas as peças que tem. meias inverno, cuecas, soutiens, soutiens desporto, pézinhos, etc.. Depois de ter a visão geral de tudo o que possuí, defina que quantidade de peças faz sentido para si manter. o mês tem 30 dias, costuma lavar a roupa, quantas meias usa por semana. este pensamento ajudará a perceber se a quantidade de meias que tem é adequada ao uso que dá ao espaço.


terceira etapa:


seleção ativa. pegue individualmente em cada peça e coloque as seguintes questões a si mesmo:


uso regularmente este soutien?

compraria estas cuecas hoje?

estas meias fazem-me feliz?

usaria este top hoje?


estas questões vão ajudá-lo a perceber se quer manter a peça ou se é o momento certo para deixar ir. não é preciso de dizer que as peças que estiverem rotas, demasiado velhas, desbotadas, manchadas ou sem par, pode agradecer o papel que tiveram na sua vida e deixar ir com gratidão e carinho. "obrigada por me aqueceres os pés durante tanto tempo".


quarta etapa:


veja o espaço que tem disponível, encontre caixas de arrumação na sua casa (pode ser de cartão, plástico ou qualquer material que preferir) e experimente a melhor forma de encaixa-las na gaveta, prateleira ou armário que tiver disponível para a roupa interior.


quinta etapa:


organize por categoria e regularidade de utilização. as mais frequentes mais próximas de si e as menos utilizadas podem ficar mais ao fundo da gaveta.


se gostar de harmonia visual na sua casa e ficar com a gaveta de roupa interior perfeita, recomendo a colocar por cores. as mais escuras ao fundo e/ou do lado esquerdo e as mais claras, mais próximas e/ou do lado direito. experimente!


sexta e última etapa:


uma casa organizada não é um objetivo, mas sim a ferramenta para atingirmos a nossa vida ideal, é o que a japonesa Marie Kondo, nos transmite de forma tão clara e positiva.

Comprometa-se consigo mesmo a fazer uma seleção sempre que achar necessário, dependendo da sua preferência e disponibilidade.





bottom of page