top of page
Buscar

secretária


Organizar a secretária.


Por vezes sentimo-nos desmotivados, stressados ou pouco focados no trabalho que temos a realizar, mas raramente paramos para pensar e perceber que uma das principais razões é a falta de organização do espaço onde trabalhamos. Seja em casa ou no escritório a organização e otimização do espaço onde trabalhamos tem relação direta com a nossa produtividade.


Créditos imagem: Philipp Berndt

7 passos para organizar o seu espaço de trabalho:


1. Limpar


Retire tudo da sua mesa de trabalho e limpe-a.


2. Questionar


Categorize e questione a funcionalidade de cada objeto.


3. Categorizar


Organize os papéis por: guardar, resolver ou deitar fora. Guarde somente os papéis que são realmente importantes. Em relação ao papéis por resolver é necessário que fiquem visíveis e sejam resolvidos no próprio dia ou na mesma semana (vai-se sentir aliviado e produtivo com esta simples tarefa).


4. Testar


Canetas e mais canetas. Sempre que organizo um espaço de trabalho percebo a quantidade exagerada de canetas que acumulamos. A minha sugestão é testar cada caneta, confirmar se está em bom estado e se a vai utilizar alguma vez. Se as respostas forem negativas, deite-as fora.


5. Definir


Defina um local para cada objeto e sempre que o utilizar coloque-o novamente na sua origem. Se demorar 1 minuto à procura de algo é tempo perdido.


6. Recordações


Recordações. As recordações são especiais para todos nós, mas se tiver um espaço de trabalho repleto de recordações, desenhos, brindes, etc... são mais um elemento de distração e que o fazem perder o foco. Escolha um ou dois objetos que o façam sentir feliz, os restantes guarde na caixa das recordações.


7. Manter


Manutenção. Experimente definir 10 minutos, uma vez por semana para reorganizar os papéis e objetos da sua mesa de trabalho. É uma pequena rotina que vai ter uma proporção bastante significativa no seu dia-a-dia profissional e mental.



bottom of page