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organizar o computador? sim, também somos acumuladores digitais.


ter uma lista interminável de links guardados ou não encontrar nada nas milhares de pastas que criámos são exemplos comuns que caracterizam a desorganização digital.



se decidir organizar a sua vida digital, antes de começar, observe o seu comportamento de uso dos diversos dispositivos, seja computador, telefone ou tablet. o que usa mais? para que usa? passa quantas horas por dia? que pastas ou aplicações acede mais vezes? o que incomoda mais na utilização? para que fins utiliza? profissional e/ou pessoal?


após essa reflexão, estruture que tipo de organização de ficheiros funciona para si.

organizar por data ou tema são as mais comuns.


fotografias, o universo infinito das fotografias.

sugiro uma vez por mês fazer uma revisão das fotografias que tirou e escolher manter as que lhe despertam alegria, deixar ir os duplicados ou outras que não lhe trazem nada. anualmente poderá guardar no computador ou num disco externo as mais especiais, organizadas por ano e/ou acontecimento. se for daquelas pessoas, que tira printscreen ou fotografias para não se esquecer de comprar, ouvir ou pesquisar, faça essa revisão ou termine a tarefa uma vez por semana. a sensação de assuntos tratados é maravilhosa.


pastas e ficheiros.

crie um padrão no nome das pastas e dos ficheiros, para que no momento da procura seja mais fácil. para projetos maiores que têm várias versões do mesmo ficheiro, opte por ter uma pasta "arquivo" onde mantém as versões antigas e mais tarde possa mover para o lixo, sem se sentir inseguro com a decisão. mantenha apenas a versão final disponível como principal.


email e os 500.000 emails não lidos.

gostava de ser aquela pessoa com a caixa de correio a zero no final da semana? tenho algumas sugestões:


1. fique offline. se possível, reserve um ou dois momentos do seu dia para responder a emails e dar seguimento a assuntos, não mais do que isso. estar permanentemente disponível via email não é a melhor escolha para a sua produtividade.


2. cancele no momento imediato em que a recebe, newsletters que nunca lê. são 5 segundos e nunca mais vai perder tempo com ela. newsletters de marcas ou empresas que quer comprar algo ou ler melhor mais tarde, anote numa lista de tarefas e faça-o. caso contrário, ficará para sempre no email e continuará a receber e a não ler os conteúdos enviados. será apenas lixo digital.


3. uma vez por mês, faça uma revisão das suas pastas e se a estrutura que mantém faz sentido. mantenha essa estrutura o mais simples possível, para que não se perca na organização que criou e comece a guardar os mails de forma aleatória.


aplicações do telefone e tablet.

faça uma selecção regular das aplicações que utiliza. Pode organizá-las por pastas classificadas por funcionalidades, tais como, redes sociais, trabalho, viagens, etc.


redes sociais e serviços. avalie quais fazem sentido estar presente e utilizar e quais é que pode libertar e ganhar mais tempo de vida. questionar o tempo que "perdemos" nas redes sociais, também pode ser libertador, se decidir usar esse tempo para actividades mais prazerosas ou produtivas.


ambiente de trabalho. quem tem aquele ambiente de trabalho que está tão cheio que não se encontra nada? é verdade, muitas pessoas sofrem deste acontecimento na sua vida digital. o ambiente de trabalho e a pasta de downloads são os espaços, de forma geral, que mais sofrem de desorganização. opte por semanalmente fazer uma revisão de todos os ficheiros, dar destino à pasta correta ou deitar fora o que já não tem utilização.


e para terminar. não se esqueça de fazer cópias de segurança/backup regular do seu computador. hoje em dia, o que temos nos nossos computadores é de extrema importância e fazer os backups regularmente, irá trazer-lhe uma sensação de controlo e segurança.

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