top of page
Buscar

cozinha

organizar a cozinha - passo a passo.


a sua cozinha desperta-lhe alegria e apetite para ser um verdadeiro chef? ou dá-lhe antes impulso para desatar a fugir?


todas as divisões da casa são importantes e reflectem a nossa vida. esta não é excepção. a cozinha dá-nos muito amor — aquele amor que é doce, salgado e partilhado com a família e amigos — mas normalmente recebe pouco. uma cozinha desleixada, gordurosa, com produtos fora de validade não é sinónimo de carinho e atenção, nem de uma vida saudável. este é o espaço onde tratamos dos alimentos que nos irão saciar e dar energia e merece ser alegre, bonito, organizado, importante e valorizado.





tudo tem um prazo e um lugar na vida. na cozinha também! inclusive aquela embalagem de farinha de amêndoa que comprou uma vez para fazer um bolo sem glúten, e que — por não ter as prateleiras arrumadas em categorias — lá foi ela sendo arrastada por novos produtos do dia-a-dia, até ficar esquecida no fundo escuro da prateleira. ela que ia dar um bolo fantástico! 


uma cozinha organizada e prática irá certamente ser um gigante passo para uma alimentação também mais diversificada, cuidada e consciente.  


vamos começar a cozinhar esta organização? 


1. tirar tudo para fora! 


expor no nosso campo de visão o que houver nos armários, prateleiras, despensas, caixas. Isto dá-nos o cenário geral do que temos e a noção da quantidade de produtos e utensílios de cada categoria.


2. validar


quantas coisas estragadas guardamos na despensa? verificar a validade de todas elas, bem como o estado de utilização de cada utensílio de cozinha. vai descobrir que tem muita coisa fora do prazo e que ficou esquecida. veja igualmente tudo o que tem no frigorífico.


3. seleccionar


é chegado aquele momento em que questionamos se precisamos de 56.384 canecas, se gostamos delas e se nos fazem felizes. o mesmo se aplica a toda a restante loiça que mantemos na nossa casa. os 5 abre garrafas e os pequenos electrodomésticos que nunca foram utilizados, também podemos deixar ir em paz.


ao longo destas tarefas, nunca se esqueça de ir sempre aplicando a grande questão do método de Marie Kondo: «does it spark joy?» 


4. categorizar 


após a grande selecção, agrupa-se por categorias tudo o que se manteve e começa-se a estudar o espaço disponível.

como arrumar as prateleiras da cozinha? coloque os objectos mais regulares e mais utilizados nas áreas mais próximas de si e de utilização fácil. tente manter tudo o mais prático e de fácil acesso possível. Arrume os objectos que decidiu manter na sua vida e cozinha mas que são de pouco uso nos armários e prateleiras menos acessíveis.

ideias para organizar os panos de cozinha, as toalhas de mesa e outros tecidos? experimente colocá-los na vertical, dobrados com o método KonMari, dentro de caixas. reconsidere a quantidade de panos e paninhos que precisa. os que estão rotos ou demasiado velhos podem ser reciclados e libertados.

as caixas de arrumação são excelentes opções para manter os utensílios organizados dentro das gavetas por tipo, tamanho e utilização.


a não esquecer:


para mantermos a cozinha organizada, a decisão essencial é sermos conscientes em relação às novas compras. seja de alimentos ou artigos de cozinha. iremos dar realmente utilização?


se gostamos muito de algo e já não está em bom estado, considere guardar como item sentimental (se o for) ou deixar ir e trocar por um novo. o método KonMari™ não é sobre não investir em nada. é sobre ter itens que nos fazem felizes em casa. 

cozinhar é apenas mais uma tarefa das muitas das nossas vidas. o meu método é: uma vez por semana, durante 3 horas, elaborar os cozinhados todos da semana. um momento especial de cheiro e sabores. coloco tudo em doses individuais, em caixinhas, para congelar. está feito! não penso mais no assunto, tenho sempre comida à mão e a cozinha arrumada. 


que façam magia nas vossas bonitas cozinhas e bons bolos de farinha de amêndoa… ou chocolate! 


bottom of page