gostas de organizar? transforma essa paixão em profissão!

Atualizado: Mai 14

«Nasceste mesmo para isto. Contigo a sala, o quarto, o roupeiro, fica tudo mais bonito! Tens mesmo jeito para organizar a casa. Devia contratar-te». Quantas vezes já ouviste isto? Dos pais, do namorado, dos amigos, das primas… e nunca pensaste que alguém pode realmente contratar-te para simplificar e organizar uma casa!


É verdade. Se tens paixão por organização, dicas de arrumação e de pôr a casa de amigos e familiares mais bonita; ficas horas no IKEA a ver tudo sobre planificação, os PAX e os produtos arrumação e organização, talvez seja o momento ideal para reflectir se este não pode ser um caminho profissional a seguir.


Personal organizer, organizador profissional ou professional organizer é alguém que trabalha com a organização, ajudando o seu cliente a arrumar a sua casa e a sua vida, através de técnicas e métodos de organização.


O que precisas saber antes de começar:

Como trabalhar com clientes


Podes ser uma profissional que trabalha para o cliente ou com o cliente, são as duas abordagens possíveis nesta área. Se preferes organizar sem ter que acompanhar o cliente no processo de selecção, desapego e decisão, a primeira opção é a ideal. Se preferes acompanhar o cliente no mesmo processo e depois organizar a sua casa, a segunda será a que se encaixa melhor no teu perfil.


Áreas de actuação


Existem várias áreas de actuação, como a organização residencial, empresarial, digital, baby organizer, entre todas as especializações que pode imaginar. Não precisas de decidir no primeiro dia com qual das áreas te identificas e queres trabalhar, pode testar abordar todas. Experimenta!


É preciso certificação?


Para que tenhas credibilidade no mercado, é importante fazer uma certificação de personal organizer, aprenderes as bases e ganhares as competências para iniciar o processo na organização profissional. Recomendo que faças uma pesquisa das personal organizers que existem no mundo, para perceber com qual método que te identificas mais para aplicar na casa dos teus clientes.

Há mercado em Portugal?


Após 3 anos de experiência, percebi que existe mercado. Existe também necessidade de fazer um grande e contínuo trabalho de divulgação para dar a conhecer a actividade ao mercado português, que ainda tem pouco conhecimento desta oferta de serviço. Encontra o teu nicho, sê especialista na tua área e tenho a certeza que haverá mercado para ti.

Como conseguir os primeiros clientes?


Com as ferramentas certas de comunicação e marketing, conseguirás divulgar os teus serviços e teres os teus primeiros clientes. Como em qualquer negócio, se há necessidade detectada (casas desorganizadas) e solução para o problema (serviço de organização), apenas terás que comunicar para as pessoas certas a sua oferta (de forma irresistível).

Ser empreendedor/a


Esta será uma das grandes mudanças na tua vida. Se já és empreendedora estarás preparada para iniciar carreira como personal organizer e ter um negócio próprio. Se trabalhas por conta de outrem e queres ser responsável pelo teu próprio negócio, haverá uma grande mudança na tua vida. Tenho a certeza que trará muitos benefícios, como a liberdade e gestão de tempo, das tuas decisões, trabalhar em algo alinhado com o teu propósito, entre muitas outras.


Claro que também haverá desafios, mas creio que se a organização for a tua paixão, conseguirás fazê-lo de forma bem sucedida.


Investe em ti e na tua carreira. Existe todo um mundo de clientes que precisa de ti para organizar casas, escritórios, armários e vidas. Pensas nas pessoas que poderás ajudar a transformar as suas vidas positivamente através da organização. Acredita, tu podes fazer a diferença.


Para mais informações, consulta www.rafaelagarcez/programa

100 visualizações

saber mais

newsletter

contacto

rafaela garcez® todos os direitos reservados 2020

design by visualpraana.