estás a trabalhar em casa?

Atualizado: há 20 horas


Trabalhar em casa pode ser um grande desafio à concentração e foco. Temos muitas distracções que nos podem tornar menos produtivos e levar à falta de motivação. Mas há solução. Ser produtiva e organizada em casa não depende só de ter uma casa arrumada. A organização vem de dentro também. É criar leveza em tudo o que fazemos. Por isso, recomendo experimentares o seguinte:





Criar uma rotina matinal


Antes de começares a trabalhar é importante que cries uma rotina matinal. Acordar e fazer exercícios de meditação, respiração ou de visualização ajudam-nos a conectar connosco e a preparar um dia mais consciente. Depois deste momento de iniciação do dia, toma banho e toma um pequeno-almoço nutritivo. Aquilo que comemos tem um enorme impacto na nossa concentração e disposição.


Definir objectivos do dia


Antes de começares a trabalhar, aponta os principais objectivos e as prioridades do dia. Recomendo começar sempre pela tarefa mais difícil/desafiadora para que depois tenhas a sensação de concretização e mais motivação para terminares as restantes. Costumo fazer uma lista com objectivos práticos, como por exemplo, escrever um artigo ou ir ao supermercado, e outra lista com objectivos emocionais, tais como sentir-me em paz ou estar presente, conforme o dia. Consulto as listas durante as minhas pausas para não me esquecer do mais importante. No final, quando termino a lista, costumo pensar já nas tarefas do dia seguinte.


Ter uma agenda


É uma das decisões fundamentais para aumentar a nossa produtividade. Desenha o teu dia ideal. Comigo, resulta muito bem dividir o meu dia em blocos de tempo. Se de manhã é o momento em que somos mais produtivos, talvez seja o bloco ideal para fazermos tarefas de foco e concentração. Se à tarde somos menos produtivos, talvez o possamos aproveitar para responder a e-mails e ter reuniões ou encontros sociais.


Pausas e descanso


Todo o guerreiro merece o seu descanso. As pausas são tão importantes como os momentos de trabalho. Pôr alarmes ou definir horas para fazer as nossas pausas é algo que sugiro, para não nos esquecermos de parar. Aproveite para alongar, comer algo saudável, beber água ou chá, seja o que for e que fizer sentido para ti. Olha em volta, desfruta da tua casa. Se ela estiver organizada e bonita, conseguirás ainda mais usufruir destes momentos de descanso.

Um espaço de trabalho organizado


O ambiente onde trabalhamos tem também um gigante impacto na nossa produtividade. Menos distrações, mais foco. Além de ser importante termos um espaço de trabalho definido para o efeito — em vez de ser na mesa da cozinha ou numa mesinha pouco funcional no quarto — decide mantê-lo sempre organizado. Seja antes de começar ou no final do trabalho, organiza e devolve os objectos soltos ao seu local.


Em muitas das minhas sessões do método konmari, em casa de clientes, o escritório e a secretária é sempre um dos espaços que temos em atenção e que, depois da sessão, se torna muito mais leve e produtivo!

Sobre como arrumar este espaço já falei anteriormente aqui no blog.

Leia as dicas, ou desafie-se e marque uma sessão ao estilo Marie Kondo.

0 visualização

saber mais

newsletter

contacto

rafaela garcez® todos os direitos reservados 2020

design by visualpraana.