Organização do espaço de trabalho

Por vezes sentimo-nos desmotivados, stressados ou pouco focados no trabalho que temos a realizar, mas raramente paramos para pensar e perceber que uma das principais razões é a falta de organização do espaço onde trabalhamos. Seja em casa ou no escritório a organização e otimização do espaço onde trabalhamos tem relação direta com a nossa produtividade.

7 passos para organizar o seu espaço de trabalho:

 
organização-escritórios.jpg
 

1  Retire tudo da sua mesa de trabalho e limpe-a.

2  Categorize e questione a funcionalidade de cada objeto.

3  Organize os papéis por: guardar, resolver ou deitar fora. Guarde somente os papéis que são realmente importantes. Em relação ao papéis por resolver é necessário que fiquem visíveis e sejam resolvidos no próprio dia ou na mesma semana (vai-se sentir aliviado e produtivo com esta simples tarefa).

4  Canetas e mais canetas. Sempre que organizo um espaço de trabalho percebo a quantidade exagerada de canetas que acumulamos. A minha sugestão é testar cada caneta, confirmar se está em bom estado e se a vai utilizar alguma vez. Se as respostas forem negativas, deite-as fora.

5  Defina um local para cada objeto e sempre que o utilizar coloque-o novamente na sua origem. Se demorar 1 minuto à procura de algo é tempo perdido.

6  Recordações. As recordações são especiais para todos nós, mas se tiver um espaço de trabalho repleto de recordações, desenhos, brindes, etc... são mais um elemento de distração e que o fazem perder o foco. Escolha um ou dois objetos que o façam sentir feliz, os restantes guarde na caixa das recordações.

7  Manutenção. Experimente definir 10 minutos, uma vez por semana para reorganizar os papéis e objetos da sua mesa de trabalho. É uma pequena rotina que vai ter uma proporção bastante significativa no seu dia-a-dia profissional e mental.